Objetivos

 O Programa de Pós-graduação em Imunologia - PPGIm, tem como objetivo a formação de recursos humanos de excelência, capacitados para as atividades de ensino e pesquisa na área da Imunologia e áreas afins, que possam  integrar e fortalecer Instituições de Ensino e de Pesquisa, além de atuar  na prestação especializada de Serviços de Atenção à Saúde.

Objetivos:

  • Estimular o ingresso de novos alunos através da realização de eventos voltados para a comunidade cientifica local regional e nacional;
  • Estimular a formação continuada e atualização do corpo discente através do estimulo do corpo docente à dinamização de atividades curriculares;
  • Estimular a formação continuada e atualização do corpo docente e discente através do incentivo à participação de eventos científicos de âmbito nacional e internacional;
  • Estimular a interação com pesquisadores de outras instituições através do convite para participação de eventos e atividades promovidas pelo Programa, que podem resultar no estabelecimento de cooperação nacional ou internacional;
  • Estimular e apoiar a realização de estágios doutorais em sistema de Doutorado Sanduíche no Exterior no quadro do Programa Ciências sem fronteiras;
  • Apoiar os laboratórios vinculados ao programa para produção científica de qualidade através da ampliação da captação de recursos em editais de infraestrutura;
  • Apoio o acesso à informação através da disponibilidade de infraestrutura em informática e acesso à WWW e plataformas de acesso à informação.
  • Estimular a produção científica de qualidade com apoio à editoração de artigos e demais meios de divulgação científica.
  • Realizar ações voltadas à captação de recursos para melhoria de infraestrutura dos laboratórios vinculados que repercutam em aumento de tecnologia de investigação.

Tendências:

O PPGIm continua ampliando a sua natureza interdisciplinar.  Reúne uma massa crítica bastante especializada e com múltiplas visões de ciência, o que possibilita um intenso debate acadêmico e cria um proveitoso ambiente para a formação de Mestres e Doutores. Este aspecto, já destacado como muito positivo pelos corpos docente e discente em reuniões anteriores de avaliação, foi novamente debatido e incentivado na reunião de auto-avaliação de 2009. Esta característica, existente desde a criação do Programa, como resposta a demanda regional e local, se expressa e resulta de uma intensa e estreita interação com diversos serviços da região, trazendo reforços e aumento de credibilidade para a capacitação técnica e acadêmica oferecida, culminando na complementação da  formação do profissional e facilitação da sua inserção nas áreas de oferta de trabalho, particularmente nas atividades de docência e pesquisa de interesse da região. A continuação da política de priorização das atividades de colaboração e intercâmbio e quebra de endogenia, mencionada também no relatório anterior (e descrita neste relatório no item de situação atual e principais perspectivas de evolução),  continuou ao longo do ano de 2009 com a ampliação e consolidação de projetos novos, abordando diversos aspectos, dentro das linhas de pesquisa existentes. Sem dúvida, uma tendência marcante é a expansão da cooperação nacional e internacional, através de vários projetos, envolvendo grande parte das linhas de pesquisa do Programa.
 
O movimento de expansão e de consolidação do PPGIm com qualidade internacional, dentro dos moldes e modernidade atuais, teve incremento também com a realização de dois eventos internacionais:  o I Simpósio de Verão, com o tema Avanços na Imunoterapia e Imunodiagnostico do Câncer,  realizado pelo PPGIm e com o apoio PROAP da CAPES e do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, em fevereiro de 2009. Este evento contou com quatro convidados estrangeiros, além de três convidados brasileiros, todos com franca tendência de participação em atividades colaborativas. Um primeiro projeto, elaborado com sugestões de um dos convidados, o Dr. Pramod Srivastava da University of Conectcut,  teve inicio e envolve dois estudantes de mestrado e um doutorando. O segundo evento, o   workshop em Bioética Animal, ocorreu em abril 2009, com apoio SBI e abordou  o estabelecimento de critérios de uso de animais em experimentos e minimização de uso de animais na docência, considerado  importante para a capacitação docente e de pesquisador consciente no mundo atual e contou com a presença de vários representantes pesquisadores locais e regionais. Outro exemplo da inovação e modernização nas ações do PPGIm, foi a criação, pela Profa. Songelí Freire, do grupo de pesquisa Laboratório de Biossegurança e Bioética, além da continuidade da oferta da disciplina correlata, acompanhando a tendência e as recomendações voltadas para  aspectos de bioética e biodireito.
 
O Programa também tem se preocupado em disseminar políticas de inovação, não somente divulgando o disposto na Lei de Inovação, mas promovendo seminários e debates sobre procedimentos de patenteamento. Conta para tanto com a colaboração do Núcleo de Propriedade Intelectual da UFBA, que vem orientando acerca da proteção de  novas tecnologias e produtos da área dos imunobiológicos, além das atividades coordenadas pela Professora Songelí Freire e pelo Professor Antonio Fábio de Araújo (participante externo).  Outro aspecto importante que continua sendo incentivado e estimulado pelo Colegiado do Programa é a inserção do seu corpo docente e discente em atividades que ampliem a sua inserção social.
 
Os professores e alunos sediados nas unidades da UFBA (ICS, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia e Hospital Universitário Prof. Edgard Santos - HUPES), como já mencionado, desenvolvem atividades de atenção à saúde da população através do atendimento ambulatorial (no Hospital Universitário e em cidades do interior do Estado que se constituem em áreas endêmicas, como em Corte de Pedra para Leishmaniose e no médio São Francisco, região de alta prevalência da linfadenite caseosa dos pequenos ruminantes - neste caso, assistência veterinária), a conclusão da realização de campanhas de divulgação e de realização de vacinação e acompanhamento de efetiva indução de imunidade, como a que recentemente realizou-se contra a hepatite ocupacional na instituição e da realização de testes e dosagens baseados em princípios imunológicos, como sorologias, dosagens de hormônios, de marcadores tumorais e de outras proteínas séricas.
 
Estas ações não só envolvem, como mencionado, professores e alunos do PPGIm, como muitos estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Biologia, Medicina Veterinária e Farmácia, voluntários ou bolsistas de programas, como o PIBIC. Outro grupo de pesquisa vinculado a projeto de dissertação de mestrado desenvolvido na Fiocruz com professor,  mestranda e doutoranda do PPGIm na área de tuberculose registram a continuidade da associação de linhas e projetos de pesquisa com a demanda local, ampliado e intensificado na UFBA com o INCT-DT.

Internacionalização:

O PPGIm tem tradicionalmente praticado ações que repercutem na internacionalização como: desenvolvimento de projetos de cooperação internacional, por docentes vinculados às diferentes linhas de pesquisa, alguns com a captação de recursos via editais específicos de acordos bilaterais de instituições no exterior e a CAPES, incentivo a estágios doutorais no exterior e à participação de eventos científicos internacionais. A Coordenação do PPGIm tem buscado ativamente divulgar os objetivos Programa Ciências sem Fronteiras desde a sua implantação em 2011, ações de cooperação foram planejadas para convergir ao formato e objetivos do tal Programa, e algumas já resultaram em missões de estudo já executadas ou em execução.
 
Como esperado, os resultados desse incentivo já puderam ser percebidos desde o primeiro ano deste novo triênio 2013-2105 de avaliação. Já no ano de 2012 deu-se o primeiro estágio doutoral no exterior de Ryan dos Santos Costa, orientando de Neuza Maria Alcântara Neves. Em 2013, entre outras ações, foram realizados ou iniciados três intercâmbios para doutorado sanduíche dos doutorandos Marcos Costa Silva, orientando de Prof. Roberto Meyer, Noélio de Menezes Filho e Tereza Cristina Costa Silva, orientandos Silvia Lima Costa, como mais detalhado no item de intercâmbios e cooperações internacionais.

Sumário de Instituições com Cooperações envolvendo Docentes do PPGIm:

  • University of Toronto Canadá
  • National Institutes of Health (NIH)
  • Case Western Reserve University –Cleveland –Ohio –USA
  • Universidade de Iowa dos Estados Unidos
  • Universidade da Pennsylvania –
  • Universidade de la Havana
  • Universidade de Amsterdam
  • Universidade da Escócia
  • Universidade de Londres
  • Universidade de Quito/Equador
  • Universidade Liverpool/Inglaterra
  • Universidade Oeiras/Portugal
  • Universidade de Cornell
  • Universidade de Iowa USA
  • Hospital General Universitário Valle Hebron de Barcelona
  • Universidade de Módena, Itália
  • Universidad  de Chile (Lab. Neurofarmacologia)
  • InstItuto Cajal de Madrid (Lab. Neuroinmunologia)
  • Université de Paris VI-Pierre et marie Curie INSERM/CNRS Goup Plasticité Gliale
  • INSERM U928 TAGC (Lab. Technologies Avancées pour le Génome et la Clinique)
  • University of Colorado Denver, Anschutz Medical Campus
  • The Johns Hopkins University, Baltimore, Maryland, EUA
  • University of Colorado, Denver, Colorado
  • University of Minnesota, Minnesota, MN
  • Universidad de Jaume-Espanha
  • University of Portsmouth, United Kingdom.
Português, Brasil